The Venus Project
Eu tomei conhecimento do Venus Project no filme Zeitgeist Addendum, onde seu criador Jacque Fresco é entrevistado e explica o projeto.
Fiquei mesmo muito impressionado, é uma proposta de sociedade com a mesma grandeza de um socialismo de Marx ou capitalismo de Adam Smith, mas com uma característica singular. Até então, eu pensava q a única forma de ter uma sociedade "prestável" seria todo mundo desenvolver no mínimo a Fraternidade, e pelo fato disso naum poder ser imposto e nem mesmo ensinado, seria impossível de desenvolver no plano Ternário.
Mas Jacques mostrou q, apesar de naum ser prefeita, uma sociedade mais justa e igualitária é sim possível, e o necessário seria "apenas" q a sociedade se movesse e o povo deixasse de permitir q suas vidas sejam controladas por uma oligarquia, e passar a ser mais Ativos e tomar as rédeas do mundo.
Ele explica q a maioria dos problemas q temos, da pobreza à violência, da educação podre q tortura e robotiza as pessoas à competição por empregos ruins q só nos fazem escravos, ocorrem por causa da necessidade de dinheiro pra sobreviver. Se vivêssemos numa sociedade onde todas as necessidades básicas como moradia, água, eletricidade, comida, etc fossem fornecidas de graça, uma grande parte da sociedade poderia viver sem trabalhar. Com tanto tempo livre, essas pessoas poderiam se dedicar a fazer oq realmente gostam, e assim por exemplo os q gostassem de produzir alimento poderiam doar o excedente, em vez de vender.
Trabalhos chatos poderiam ser automatizados por softwares e robôs, e assim mais gente ainda seria dispensada do emprego. Com mais tempo livre e sem a necessidade de se submeter à escravidão, o ensino poderia melhorar, parar de nos ensinar a simplesmente repetir oq as professoras nos empurram e passar a nos ensinar a ter inteligência, raciocínio e criatividade, e mais cientistas seriam formados.
Com menos pobreza e mais oportunidades, mais mentes brilhantes seriam descobertas e receberiam oportunidade adequada, e assim teríamos ainda mais cientistas pra desenvolver tecnologias q permitiriam maior qualidade de vida.
Com o tempo, teríamos equipamentos mais eficientes, a eletricidade seria gerada de fontes limpas e renováveis em quantidade soficiente pra naum precisarmos mais pagar por ela, todos teriam suas casas. As cidades teriam estruturas pra coleta e reciclagem, substâncias biodegradáveis poderiam substituir plásticos, as pessoas seriam educadas a naum desperdiçar. E assim criaríamos uma sociedade onde todos teriam o básico suprido sem precisar recorrer a grandes empresários, todos trabalhariam pouco e só no q gostam, e naum precisaríamos de dinheiro. E tendo tudo q precisamos sem nem necessitar de dinheiro, as competições acabariam e poderíamos cooperar pra uma sociedade cada vez melhor, crimes e roubos deixariam de existir, e assim todos os elementos q criam a mediocridade da nossa sociedade atual seriam extintos!
Claro, minha introdução foi muito resumida e naum disse as propostas do Venus Project (http://www NULL.thevenusproject NULL.com) pra tornar isso possível. Mas Jacques Fresco realmente parece ter conseguido ir até a origem dos problemas q encaramos hoje. Ele mostra como nossa sociedade desperdiça muitos recursos e é extremamente ineficiente, tudo pra nos manter reféns das empresas como escravos e ao mesmo tempo consumidores, e demonstra q com inteligência podemos eliminar todos os gargalos q geram competição e exploração. Naum chega a ser uma sociedade Fraterna, mas eliminando a pobreza nós eliminamos junto a causa de vários problemas atuais, e muitas coisas como assalto e necessidade de "garantir o seu" passa a ser coisa do passado!
The Venus Project
beyond politics, poverty & war
- Prefácio
- Introdução
- Metas e Propostas
- Primeira Fase
- Segunda Fase
- Terceira Fase
- Quarta Fase
- Economia Baseada em Recurso
- Fontes limpas de energia
- Centro de Pesquisa
- Related Posts
- Comments (0)
O Projeto Venus apresenta uma visão nova e arrojada para a humanidade que requer nada menos que o total reprojetamento de nossa cultura. Hoje, existem muitas pessoas preocupadas com os sérios problemas que confrontam nossa sociedade moderna: desemprego, crimes violentos, substituição de humanos pela tecnologia, superpopulação e o declíneo nos ecossistemas terrestres.
Como você verá, o Projeto Venus se dedica a enfrentar todos esses problemas ao se envolver ativamente em pesquisas, desenvolvimento e aplicação de soluções viáveis. Através do uso de abordagens inovadoras para a conscientização social, incentivos educacionais e a aplicação consistente do melhor que a ciência e tecnologia têm a oferecer diretamente ao sistema social, o Projeto Venus oferece um plano abrangente para a restauração social no qual os seres humanos, a tecnologia e a natureza serão capazes de coexistir num estado de equilíbrio dinâmico sustentável e de longo prazo.
Metas e Propostas
Em nossa mídia de massa, é comum lermos e escutarmos comentaristas falarem sobre a quantia de problemas sociais que nos confrontam hoje, como o aquecimento global, a destruição do meio ambiente, o desemprego, o crime, a violência, a pobreza, a fome e a explosão populacional. Porém, quantas vezes ouvimos falar em planos praticáveis para aliviar muitos desses problemas sociais? É relativamente fácil criticar a sociedade, mas é muito difícil identificar e implementar planos para resolver os problemas.
O Projeto Venus é um esboço autêntico para a gênese de uma nova civilização global, baseada na concernência humana e na recuperação ambiental.
Os planos para o Projeto Venus oferecem à sociedade um espectro mais amplo de escolhas com base nas possibilidades científicas conduzidas a uma nova era de paz e sustentabilidade para todos. Através da implementação de uma economia baseada em recursos e de uma variedade de tecnologias inovadoras e não-nocivas ao meio ambiente aplicadas diretamente ao sistema social, as propostas do Projeto Venus irão reduzir dramaticamente o crime, a pobreza, a fome, a falta de moradia e muitos outros problemas urgentes que hoje são comuns por todo o mundo.
Um dos alicerces das descobertas da organização é o fato de que muitos dos comportamentos disfuncionais da sociedade de hoje originam-se diretamente do ambiente desumanizador de um sistema monetário. Além disso, a automação tem resultado na substituição tecnológica da mão-de-obra humana por máquinas e eventualmente a maioria das pessoas não terão o poder aquisitivo para comprar os produtos e serviços resultantes.
O Projeto Venus propõe um sistema social no qual a automação e a tecnologia seriam inteligentemente integradas a um projeto social abrangente, onde a função primária seria maximizar a qualidade de vida em vez dos lucros. Este projeto também introduz um conjunto de valores práticos e exequíveis.
Isso está em perfeita concordância com os aspectos espirituais e os ideais encontrados na maioria das religiões em todo o mundo. O que distingue o Projeto Venus, contudo, é que ele se propõe a traduzir esses ideais em uma realidade funcional.
Primeira Fase
A primeira fase dos planos de longo prazo do Projeto Venus já está em andamento. Jacque Fresco, futurista, inventor, desenhista industrial e fundador do Projeto Venus, e sua sócia Roxanne Meadows completaram a construção de um centro de pesquisa de 25 acres [101.171,83 m²] em Venus, Flórida para ajudar na divulgação das propostas do Projeto Venus. Vídeos, panfletos, e um livro recentemente publicado, The Best That Money Can't Buy: Beyond Politics, Poverty, and War [O melhor que o dinheiro não pode comprar: além da política, pobreza e guerra], foram criados para ajudar a aumentar o conhecimento público sobre este projeto e suas muitas propostas.
Segunda Fase
A segunda fase inclui a produção de um longa-metragem que irá retratar como funcionaria um mundo que aderisse às propostas desenvolvidas pelo Projeto Venus.
Esse filme proporcionaria uma perspectiva positiva de uma sociedade pacífica em que todas as pessoas formam uma família global no planeta Terra. Uma civilização na qual todas as pessoas estão envolvidas na busca de um melhor entendimento do mundo que elas compartilham. Esse filme tem sido desenvolvido para ser uma experiência de entretenimento e educação para adultos e crianças.
Terceira Fase
Para testar seus designs e propostas, o Projeto Venus está trabalhando para colocar seus ideais em prática através da construção de uma cidade para pesquisas experimentais. Os esboços para a maioria das tecnologias e construções iniciais já começaram. Esforços para angariar fundos estão agora em andamento para ajudar no financiamento da construção dessa primeira cidade experimental. Essa nova cidade para pesquisas experimentais será dedicada a trabalhar para atingir as metas e objetivos do Projeto Venus, que são:
- Realizar a declaração dos recursos mundiais como patrimônio comum de todas as pessoas.
- Transcender as divisões artificiais que hoje arbitrariamente separam as pessoas.
- Substituir economias nacionalistas baseadas em dinheiro por uma economia baseada em recursos.
- Ajudar na estabilização da população mundial através da educação e do uso voluntário de contraceptivos.
- Regenerar e restaurar o meio ambiente de acordo com o melhor de nossa capacidade.
- Reprojetar cidades, sistemas de transporte, agroindústrias, e fábricas para que sejam energeticamente eficientes, limpos e capazes de servir convenientemente às necessidades de todas as pessoas.
- Se livrar gradualmente das entidades corporativas e dos governos, (locais, nacionais, ou supranacionais) como meios de gestão social.
- Compartilhar e aplicar novas tecnologias para o benefício de todas as nações.
- Desenvolver e usar fontes de energia limpas e renováveis.
- Produzir a mais alta qualidade em produtos para o benefício das pessoas do mundo inteiro.
- Exigir estudos sobre o impacto ambiental antes da construção de quaisquer megaprojetos.
- Encorajar o mais amplo espectro de criatividade e incentivo a empreendimentos construtivos.
- Superar o nacionalismo, o fanatismo e o preconceito através da educação.
- Eliminar o elitismo, seja técnico ou de qualquer outra forma.
- Delinear metodologias através de pesquisas meticulosas em vez de opiniões aleatórias.
- Melhorar a comunicação nas escolas para que a nossa língua seja relevante às condições físicas do mundo.
- Fornecer não só as necessidades básicas de sobrevivência, como também desafios que estimulem a mente ao mesmo tempo em que enfatizam a individualidade em detrimento da uniformidade.
- Finalmente, preparar as pessoas intelectual e emocionalmente para as mudanças e desafios que vêm pela frente.
Quarta Fase
Após a construção da cidade para pesquisas experimentais, um parque temático também planejado irá tanto entreter como informar os visitantes sobre as possibilidades para os estilos de vida não-nocivos ao meio ambiente visionados pelo Projeto Venus. Este fornecerá casas inteligentes, sistemas de transporte não poluentes e de alta eficiência, tecnologia computacional avançada, e muitas outras inovações que poderão acrescer valor às vidas de todas as pessoas – em um período curtíssimo de tempo.
Ninguém decerto pode predizer o futuro. Podemos apenas extrapolar nos baseando nas informações e tendências atuais. O crescimento da população, a mudança tecnológica, as condições mundiais do meio ambiente e os recursos disponíveis constituem o critério primordial para as projeções futuras.
Não há uma única filosofia ou ponto de vista, seja religioso, político, científico, ou ideológico, do qual ninguém irá discordar. Estamos certos, contudo, de que os únicos aspectos do Projeto Venus que podem parecer ameaçadores são aqueles que os outros projetam nele.
O Projeto Venus não é utópico nem orwelliano, tampouco reflete os sonhos de idealistas nada práticos. Ao contrário, ele apresenta objetivos alcançáveis exigindo apenas a aplicação inteligente do que nós já sabemos. As únicas limitações são aquelas que impomos a nós mesmos.
Economia Baseada em Recurso
Quando o dinheiro é superado
Uma economia baseada em recursos é um sistema onde todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, crédito, escambo ou qualquer outro sistema de débito ou servidão. Todos os recursos se tornam patrimônio comum de todos os habitantes, não de apenas uns poucos selecionados. A primissa sobre a qual esse sistema é baseado é a que a Terra seja abundante em recursos; nossa prática de racionamento de recursos através de métodos monetários é irrelevante e contraprodutiva a nossa sobrevivência.
A sociedade moderna tem acesso à tecnologias de ponta e pode disponibilizar comida, vestimenta, moradia e assistência médica; atualizar nosso sitema educacional; e desevolver um suprimento ilimitado de energia renovável e não-poluente. Através da provisão de uma economia projetada de forma eficiente, todos podem desfrutar de um elevadíssimo padrão de vida com todas as amenidades de uma sociedade altamente tecnológica.
Uma economia baseada em recursos usaria os recursos existentes da terra e do mar, o equipamento físico, indústrias etc. para engrandecer a vida de toda a população. Numa economia baseada em recursos no lugar de dinheiro, poderíamos facilmente produzir todas as necessidades biológicas e fornecer um elevado padrão de vida para todos.
Considere os seguintes exemplos: No início da Segunda Guerra Mundial o USA tinha apenas cerca de 600 aviões de combate de primeira classe. Eles rapidamente superaram esse suprimento limitado ao produzirem mais de 90 mil aeronaves por ano. A questão no início da Segunda Guerra Mundial era: "nós temos os fundos suficientes para produzir os utensílios de guerra precisos?". A responsta era: "não. Não possuímos dinheiro, nem ouro o bastante; mas temos recursos de sobra". Foram os recursos disponíveis que possibilitaram ao USA que alcançassem a alta produção e eficiência precisos para vencer a guerra. Infelizmente, isso é somente considerado em tempos de guerra.
Numa economia baseada em recursos, todos as recursos são tidos como patrimônio comum a todas as pessoas do planeta Terra, de forma a eventualmente transcender a necessidade de fronteiras artificiais que separam as pessoas. Esse é o imperativo unificador.
Devemos enfatizar que esta abordagem para um governo global não tem absolutamente nada em comum com os presentes objetivos da elite de formar um governo mundial dirigida por ela e pelas grandes corporações. Nossa visão de globalização autoriza todas as pessoas do planeta a ser as melhores que puderem, não a viver sobre submissão abjeta de um corpo governamental corporativo.
Nossas propostas não só contribuiriam para o bem-estar das pessoas, como também forneceriam a informação necessária para que elas participem em qualquer área de sua competência. O sucesso seria medido pela satisfação das atividades individuais em vez da aquisição de riqueza, propriedade e poder.
No momento, temos recusos materiais suficientes para prover um altíssimo padrão de vida para todos os habitantes da Terra. Apenas quando a população excede a capacidade de sustentação da terra é que muitos problemas como a ganância, o crime e a violência emergem. Ao superarmos a escassez, a maioria dos crimes e até as prisões da sociedade de hoje não seriam mais necessários.
Uma economia baseada em recursos possibilitaria o uso da tecnologia para superar a escassez de recursos ao aplicar fontes renováveis de energia, informatizar e automatizar a manufatura e o inventário, projetar cidades seguras e energeticamente eficientes e sistemas avançados de transporte, providenciar um serviço de saúde universal e uma educação mais relevante e, sobretudo, ao gerar um novo sistema de incentivo baseado na preocupação humana e ambiental.
Muitas pessoas acreditam que hoje exista muita tecnologia no mundo, e que essa tecnologia é a principal causa de nossa poluição ambiental. Não é esse o caso. É o abuso e o desuso da tecnologia que deve ser a nossa principal preocupação. Numa sociedade mais humana, em vez das máquinas substituírem as pessoas elas reduziriam a jornada de trabalho, aumentariam a disponibilidade de bens e serviços, e prolongariam o período de descanso. Se usarmos novas tecnologias para elevar o padrão de vida de todas as pessoas, então a infusão da tecnologia mecânica deixaria de ser uma ameaça.
Uma economia mundial baseada em recursos também envolveria esforços completos para o desenvolvimento de novas fontes de energia, limpas e renováveis: geotérmica, de fusão controlada, solar, fotoelétrica, eólica, das ondas e das marés, e até combustível dos oceanos. Nós eventualmente seríamos capazes de possuir energia em quantidade ilimitada que poderia impulsionar a civilização por milênios. Uma economia baseada em recursos também deve se comprometer com o replanejamento de nossas cidades, sistemas de transporte e indústrias, permitindo que eles sejam energeticamente eficientes, limpos, e que sirvam de forma conveniente às necessidades de todas as pessoas.
No que mais um economia baseada em recursos implicaria? A tecnologia, inteligente e eficientemente aplicada, economiza energia, reduz o desperdício e porporciona mais tempo livre. Com um inventório automatizado numa escala global, podemos manter um equilíbrio entre a produção e distribuição. Somente alimentos nutritivos e saudáveis estariam disponíveis e a obsolescência planejada seria desnecessária e inexistente numa economia baseada em recursos.
Ao nos livrarmos da necessidade de profissões baseadas no sistema monetário, como por exemplo advogados, banqueiros, vendedores de seguro, equipes de marketing e publicidade, vendedores e corretores de valores, uma quantidade considerável de desperdício será eliminada. Quantias respeitáveis de energia também seriam poupadas ao se eliminar a duplicação de produtos competitivos como ferramentas, talheres, panelas frigideiras e aspiradores de pó.
É bom poder escolher. Mas no lugar de cetenas de diferentes fábricas e toda a papelada e pessoal necessários à produção de produtos similares, apenas uma pequena parcela da mais alta qualidade seria necessária para servir à população inteira. Nossa única deficiência é a falta de pensamento criativo e inteligência em nós mesmos e nos nossos líderes eleitos para resolver esses problemas. O recurso mais valioso e inesplorado hoje é a engenhosidade humana.
Com a eliminação da dívida, o medo de se perder o emprego deixará de ser uma ameaça. Essa segurança, combinada à educação sobre como se relacionar com os outros de um mudo muito mais significativo, poderiam reduzir consideravelmente tanto o stress mental como o físico e nos deixar livres para explorar e desenvolver nossas habilidades.
Se a ideia de se eliminar o dinheiro ainda incomoda você, considere isto: se um grupo de pessoas com ouro, diamantes e dinheiro ficassem presos em uma ilha desprovida de recursos como comida, ar e água limpos, a riqueza deles seria irrelevante a sua sobrevivência. Somente quando os recursos são escassos é que o dinheiro pode ser usado para controlar sua distribuição. Não se pode, por exemplo, vendar o ar que respiramos ou a água que flui abundante da nascente de uma montanha. Apesar do ar e da água serem valiosos, quando abundantes, eles não podem ser vendidos.
O dinheiro só é importante em uma sociedade quando certos recursos para a sobrevivência devem ser racionados e as pessoas aceitam o dinheiro como meio de troca para recursos escassos. O dineiro é uma convenção social, um acordo por assim dizer. Ele não é um recurso natural nem representa um. Ele não é necessário à sobrevivência, a menos que tenhamos sido condicionados a aceitá-lo como tal.
Fontes limpas de energia
Nenhum desses megaprojetos será empreendido sem um estudo abrangente das retroações positivas e negativas envolvidas.
Energia geotérmica
À medida que refinações nas tecnologias de conversão aumentam sua viabilidade, a energia geotérmica virá a desempenhar um papel mais proeminente. Prontamente disponível em várias regiões geográficas ao redor do mundo, tanto em terra como em baixo do mar, só essa fonte poderia fornecer energia limpa o suficiente para os próximos milênios.
Turbinas subaquáticas
Estas estruturas submersas são projetadas para converter uma porção do fluxo da Corrente do Golfo através de turbinas para gerar energia elétrica limpa. Estas turbinas de lenta rotação possuiriam um separador centrífugo e defletores para evitar ameaças à vida marinha.
Represa do Estreito de Bering
Uma ponte ou túnel terrestre talvez seja construída através do Estreito de Bering. A função primária dessa extenção seria gerar energia elétrica e abrigar instalações para a coleta e processamento de produtos marinhos. Acima e abaixo da superfície oceânica estariam túneis para o transporte tanto de passageiros como de carregamentos. Esta estrutura não só forneceria uma ligação física entre a Ásia e a América do Norte, como também serviria como um ambiente para a interação social e cultural. Esta ponte terrestre serviria talvez como uma base para o desenvolvimento da energia limpa de fusão. Dutos para transportar água doce dos icebergs em derretimento a outras partes do mundo também poderiam ser incorporados.
Energia solar
A energia solar tem um potencial tremendo, de paineis fotovoltaicos que armazenam energia em baterias para o uso privado a usinas solares de grande escala em terra e sobre o mar. A radiação que atinge a superfície terrestre todo ano é 10.000 vezes o consumo mundial de energia. Novas tecnologias estão constantemene se fundindo para aproveitar esse pontencial.
Centro de Pesquisa
Muito além da imaginação
Muitas das ideias contidas neste site JÁ estão sendo transformadas em realidade. A primeira fase do Projeto Venus é o centro de projetos de vinte e cinco acres [101.171,83 m²] no centro-sul ainda em prístino da Flórida, onde o futuro atualmente toma forma. As contruções e o centro de conferencia atuais são suplementados por modelos, ilustrações, plantas, pôsteres, livros e apresentações em vídeo. Esses são os primeiros passos que foram completados para ajudar as pessoas a ver, sentir e tocar o futuro.
Por que os primeiros edifícios projetados pelo Projeto Venus tem forma de cúpula? A cúpula exige a menor quantidade de material para circundar uma dada área. Ela oferece facilidade de fabricação e pré-fabricação. É a forma da maior resistência e estabilidade. Quando projetada corretamente, a cúpula pode suportar ventos extremamente fortes e é resistente a terremotos, cupins, roedores e incêndios. Acima de tudo, por serem construídas de concreto, elas preservam nossas florestas.
Os domos usam concreto reforçado, o que é prontamente disponível e fácil de se fabricar. Eles são bem isolados e à prova de som. Oferecem um potencial ilimitado de configuração não-uniforme do design.
Podemos fabricar armários de cozinha, mobília e muito do interior como parte integral da construção, a qual precisa de pouca manutenção e reparo.
A natureza desenvolveu a configuração em forma de cúpula como a proteção mais eficiente para o cérebro humano; portanto, pode-se dizer que todos nós vivemos dentro de cúpulas!
A aparência das construções é a forma das coisas que estão por vir -- não apenas a forma da arquitetura, mas de um estilo de vida que é atingível hoje. Pode ser limpo, seguro, altamente tecnológico, esteticamente agradável e ainda em harmonia com a natureza.
O Projeto Venus fornece o melhor da ciência e tecnologia ao mesmo tempo em que preserva o equilíbrio natural.
Popularity: 6%
It has accumulated a total of 10,706 views. You can follow any comments to this article through the Comments RSS 2.0 Feed. You can leave a comment, or trackback from your own site.
Related Posts:
- Grande Reforma, Século 21 e Leonardo Boff
- A Carta da Terra na perspectiva da Educação
- Embalagens custam caro?
- Fórum Espiritual Mundial
- A Ecopedagogia como pedagogia apropriada ao processo…
- Nobel de Física defende "nova sociedade" para conter…
- Cidadania Planetária é Utopia?
- Ecopedagogia: educar para a sustentabilidade
- Plugins love
- Carta da Ecopedagogia
Comentando vc contribui e participa na criação do conteúdo do site.
Contribua. Commente. :)
(Os comentários abaixo representam a opinião dos visitantes, o autor do site não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)