-
Esse texto é bem parecido com outros q já publiquei, e inclusive o tom real de Consciência Planetária existente nele é bem ínfimo. Mas resolvi mesmo assim incluir esse texto por ele ser mais voltado aos professores.
Como sempre, professores estão atrasados e seguindo conceitos ultrapassados, mesmo ao lidar com idéias mais "inovadoras", por isso resolvi relevar a baixa qualidade em relação aos outros textos do site e colocar esse realmente apenas como um puxão de orelha pros professores, pra q entrem logo na área da Consciência Planetária e recuperem logo o tempo perdido, mesmo q seja pra ficarem apenas no essencial do básico. Ainda seria melhor do q nada.
Continue Reading » research
-
Outro ótimo texto do Leonardo Boff (http://www NULL.leonardoboff NULL.com/site/vista/2001-2002/sec_esp NULL.htm), agora explanando sobre esse século q inicia, onde as pessoas pensam, questionam e até cobram sobre assuntos até então ignorados ou até mesmo desconhecidos.
Dessa vez meus comentários ficam pro final, por agora leia o ótimo texto.
Século XXI, Século da Espiritualidade?
Leonardo Boff
A característica básica do século XXI será a consolidação do processo de globalização. Esse fenômeno deve ser corretamente entendido. Ele não é apenas um dado econômico, político e cultural, afetando os seres humanos. Ele tem a ver com a história da própria Terra como Planeta. Mais e mais ganha adesão na consciência coletiva que a Terra é um superorganismo vivo que tem bilhões de anos de evolução e de história. A Terra é parte da história do universo; vida é parte da história da Terra e a vida humana é parte da história da vida. Cosmos, Terra, vida e humanidade não são realidades justapostas mas formam um todo orgânico. Como humanos, somos filhos e filhas da Terra, melhor ainda, somos a própria Terra que chegou ao seu momento de consciência, de sentimento, de liberdade e de responsabilidade. A globalização se insere dentro desta perspectiva universal. Os seres humanos que estavam dispersos em suas culturas, confinados em suas linguas e estados-nações, agora estão voltando de seu longo exílio rumo à casa comum que é o Planeta Terra. A globalização representa esse momento novo da Terra e da espécie humana. Todos se encontram como num único lugar: no Planeta Terra. A partir de agora não haverá tanto a história da Alemanha ou do Brasil, mas a história da humanidade unificada e globalizada, unida com a história da Terra.
Continue Reading » participate
-
Foi muito interessante o efeito causado pela eleição do Barak Obama, naum é a toa q ele foi comparado com o Mulla. Após ambas as eleições, o candidato q se declarava representando a esperança venceu o candidato q pregava o medo.
O texto de hoje já tá antigo e o "efeito Obama", assim como o efeito causado pela eleição do Mulla, já passou, e em boa parte esses políticos decepcionaram. Mas mesmo assim resolvi publicar o texto, pq assim eu eternizo a Energia emanada durante aquelas épocas.
O fato é q esses 2 políticos naum são nada, eles naum fizeram nada durante suas eleições e muito menos após elas. Todas as manifestações de esperança foram geradas pelas pessoas, q anciavam por mudanças e viram esses candidatos a presidente como a materialização das suas anciedades. Houve uma confusão, muitos acreditaram ser eles a causa dos sentimentos q sentiam e a solução q procuravam, mas esses políticos - em muitos pontos, oportunistas - apenas souberam perceber essas anciedades e encarnar elas como forma de se beneficiar e se eleger.
Qual lição aprendemos disso tudo então? O óbvio: q o governo naum soluciona os problemas, apenas os gerencia, é q só o povo tomando atitude pode provocar mudanças. E o mais importante: q mesmo frustrados com a falta de resultados apresentada por esses políticos, a mesma aciedade de antes perdura, e tb a mesma capacidade de manifestação e Determinação de Mudanças pode ocorrer. E tb q naum vai ser um líder, ainda mais político, q vai proporcionar isso.
Curioso q na época q preparo esse post pra ser publicado vemos manifestações de revolta em vários países norte africanos, querendo derrubar ditadores muçulmanos e exigindo, mais uma vez, mudanças. Tais manifestações vistas agora no início de 2011 são ainda muito mais importantes e significativas do as q festas pela eleição de políticos q prometiam esperança. Pq enquanto nos casos de antes o povo se deixou levar e delegou toda a Ação a políticos, agora é o povo q toma atitude e comanda as mudanças na política.
Anyway, o texto apresenta várias idéias interessantes q vale a pena ser lidas. Boa leitura.
Continue Reading »
-
O Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de Setembro, e foi declarado pela ONU, em 30 de novembro de 1981, tendo se tornado uma data expressiva para lembrarmos a necessidade de construção da PAZ.
A Iniciativa das Religiões Unidas – URI, organismo que se originou a partir de esforços advindos após a realização de um grande ato inter-religioso realizado em San Francisco, Califórnia (USA), ato esse comemorativo aos cinquenta anos da ONU, vem adotando essa data como sendo um marco global, que através de seus Círculos de Cooperação espalhados pelo mundo, vem sendo lembrado através da relaização de eventos os mais diversos, atividades essas que se reforçam e justificam ainda mais a partir das palavras do ex sexretário geral da ONU, Kofi Annan, que quando da comemoração da data em 2006, afirmou: Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado esse dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na PAZ, mas sim que façam também algo a favor da PAZ.
Assim, na esseira dessas comemorações, dessacamos dois eventos que ocorrerão em São Paulo [Nota: o evento citado já passou, naum consegui a data exatada da publicação original desse texto], nesse dia 21, quais sejam, a "Celebração do Dia Internacional de Paz pela ONU" no Marco do Paz, entre 11:00 e 13:00 horas, no pátio do Colégio São Paulo, com um momento de silêncio pela PAZ, para o qual estão convidados diversas lideranças religiosas, tendo como representante da URI (SP), o Shaman Cyro Leão, e a "Celebração do Dia Internacional de Paz", na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a partir das 19:00 horas, no Plenário Teotônio Vilela, promovida pelo CONPAZ, organismo que integra a participação de diversas lideranças religiosas dos diversos segmentos.
Em Brasília, em anos anteriores, já foram realizados eventos expressivos nesse dia, como o lançamento do Fórum Espiritual Mundial, atos inter-religiosos e seminários, entre outros, atividades essas organizadas e apoiadas não só pela URI Brasília, mas também pela União Planetária e a Unipaz, organismos promotores do Fórum Espiritual, além de um grande número de entidades locais.
Portanto, reconhecemos e valorizamos todas as ações em prol da construção da PAZ que estão sendo realizadas não só nesse dia 21 de setembro, mas diuturnamente por uma gama imensa de entidades, organizações e pessoas que muitas vezes de forma anônima, pelo mundo afora demonstram com sacrifício próprio o real compromisso com a PAZ, que não pode se manifessar ou se instituir plenamente sem que haja a justiça social, o acesso ao trabalho, o acesso a comida, à água, à moradia, à saúde e a tantos outros direitos humanos ainda não implementados.
Por: Elianildo Nascimento
(Coordenação URI Brasília/Comissão Perm.de Org. do FEM)
Continue Reading »
|