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participateOutro ótimo texto do Leonardo Boff (http://www NULL.leonardoboff NULL.com/site/vista/2001-2002/sec_esp NULL.htm), agora explanando sobre esse século q inicia, onde as pessoas pensam, questionam e até cobram sobre assuntos até então ignorados ou até mesmo desconhecidos.
Dessa vez meus comentários ficam pro final, por agora leia o ótimo texto.
Século XXI, Século da Espiritualidade?
Leonardo Boff
A característica básica do século XXI será a consolidação do processo de globalização. Esse fenômeno deve ser corretamente entendido. Ele não é apenas um dado econômico, político e cultural, afetando os seres humanos. Ele tem a ver com a história da própria Terra como Planeta. Mais e mais ganha adesão na consciência coletiva que a Terra é um superorganismo vivo que tem bilhões de anos de evolução e de história. A Terra é parte da história do universo; vida é parte da história da Terra e a vida humana é parte da história da vida. Cosmos, Terra, vida e humanidade não são realidades justapostas mas formam um todo orgânico. Como humanos, somos filhos e filhas da Terra, melhor ainda, somos a própria Terra que chegou ao seu momento de consciência, de sentimento, de liberdade e de responsabilidade. A globalização se insere dentro desta perspectiva universal. Os seres humanos que estavam dispersos em suas culturas, confinados em suas linguas e estados-nações, agora estão voltando de seu longo exílio rumo à casa comum que é o Planeta Terra. A globalização representa esse momento novo da Terra e da espécie humana. Todos se encontram como num único lugar: no Planeta Terra. A partir de agora não haverá tanto a história da Alemanha ou do Brasil, mas a história da humanidade unificada e globalizada, unida com a história da Terra.
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Foi muito interessante o efeito causado pela eleição do Barak Obama, naum é a toa q ele foi comparado com o Mulla. Após ambas as eleições, o candidato q se declarava representando a esperança venceu o candidato q pregava o medo.
O texto de hoje já tá antigo e o "efeito Obama", assim como o efeito causado pela eleição do Mulla, já passou, e em boa parte esses políticos decepcionaram. Mas mesmo assim resolvi publicar o texto, pq assim eu eternizo a Energia emanada durante aquelas épocas.
O fato é q esses 2 políticos naum são nada, eles naum fizeram nada durante suas eleições e muito menos após elas. Todas as manifestações de esperança foram geradas pelas pessoas, q anciavam por mudanças e viram esses candidatos a presidente como a materialização das suas anciedades. Houve uma confusão, muitos acreditaram ser eles a causa dos sentimentos q sentiam e a solução q procuravam, mas esses políticos - em muitos pontos, oportunistas - apenas souberam perceber essas anciedades e encarnar elas como forma de se beneficiar e se eleger.
Qual lição aprendemos disso tudo então? O óbvio: q o governo naum soluciona os problemas, apenas os gerencia, é q só o povo tomando atitude pode provocar mudanças. E o mais importante: q mesmo frustrados com a falta de resultados apresentada por esses políticos, a mesma aciedade de antes perdura, e tb a mesma capacidade de manifestação e Determinação de Mudanças pode ocorrer. E tb q naum vai ser um líder, ainda mais político, q vai proporcionar isso.
Curioso q na época q preparo esse post pra ser publicado vemos manifestações de revolta em vários países norte africanos, querendo derrubar ditadores muçulmanos e exigindo, mais uma vez, mudanças. Tais manifestações vistas agora no início de 2011 são ainda muito mais importantes e significativas do as q festas pela eleição de políticos q prometiam esperança. Pq enquanto nos casos de antes o povo se deixou levar e delegou toda a Ação a políticos, agora é o povo q toma atitude e comanda as mudanças na política.
Anyway, o texto apresenta várias idéias interessantes q vale a pena ser lidas. Boa leitura.
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Eu tomei conhecimento do Venus Project no filme Zeitgeist Addendum, onde seu criador Jacque Fresco é entrevistado e explica o projeto.
Fiquei mesmo muito impressionado, é uma proposta de sociedade com a mesma grandeza de um socialismo de Marx ou capitalismo de Adam Smith, mas com uma característica singular. Até então, eu pensava q a única forma de ter uma sociedade "prestável" seria todo mundo desenvolver no mínimo a Fraternidade, e pelo fato disso naum poder ser imposto e nem mesmo ensinado, seria impossível de desenvolver no plano Ternário.
Mas Jacques mostrou q, apesar de naum ser prefeita, uma sociedade mais justa e igualitária é sim possível, e o necessário seria "apenas" q a sociedade se movesse e o povo deixasse de permitir q suas vidas sejam controladas por uma oligarquia, e passar a ser mais Ativos e tomar as rédeas do mundo.
Ele explica q a maioria dos problemas q temos, da pobreza à violência, da educação podre q tortura e robotiza as pessoas à competição por empregos ruins q só nos fazem escravos, ocorrem por causa da necessidade de dinheiro pra sobreviver. Se vivêssemos numa sociedade onde todas as necessidades básicas como moradia, água, eletricidade, comida, etc fossem fornecidas de graça, uma grande parte da sociedade poderia viver sem trabalhar. Com tanto tempo livre, essas pessoas poderiam se dedicar a fazer oq realmente gostam, e assim por exemplo os q gostassem de produzir alimento poderiam doar o excedente, em vez de vender.
Trabalhos chatos poderiam ser automatizados por softwares e robôs, e assim mais gente ainda seria dispensada do emprego. Com mais tempo livre e sem a necessidade de se submeter à escravidão, o ensino poderia melhorar, parar de nos ensinar a simplesmente repetir oq as professoras nos empurram e passar a nos ensinar a ter inteligência, raciocínio e criatividade, e mais cientistas seriam formados.
Com menos pobreza e mais oportunidades, mais mentes brilhantes seriam descobertas e receberiam oportunidade adequada, e assim teríamos ainda mais cientistas pra desenvolver tecnologias q permitiriam maior qualidade de vida.
Com o tempo, teríamos equipamentos mais eficientes, a eletricidade seria gerada de fontes limpas e renováveis em quantidade soficiente pra naum precisarmos mais pagar por ela, todos teriam suas casas. As cidades teriam estruturas pra coleta e reciclagem, substâncias biodegradáveis poderiam substituir plásticos, as pessoas seriam educadas a naum desperdiçar. E assim criaríamos uma sociedade onde todos teriam o básico suprido sem precisar recorrer a grandes empresários, todos trabalhariam pouco e só no q gostam, e naum precisaríamos de dinheiro. E tendo tudo q precisamos sem nem necessitar de dinheiro, as competições acabariam e poderíamos cooperar pra uma sociedade cada vez melhor, crimes e roubos deixariam de existir, e assim todos os elementos q criam a mediocridade da nossa sociedade atual seriam extintos!
Claro, minha introdução foi muito resumida e naum disse as propostas do Venus Project (http://www NULL.thevenusproject NULL.com) pra tornar isso possível. Mas Jacques Fresco realmente parece ter conseguido ir até a origem dos problemas q encaramos hoje. Ele mostra como nossa sociedade desperdiça muitos recursos e é extremamente ineficiente, tudo pra nos manter reféns das empresas como escravos e ao mesmo tempo consumidores, e demonstra q com inteligência podemos eliminar todos os gargalos q geram competição e exploração. Naum chega a ser uma sociedade Fraterna, mas eliminando a pobreza nós eliminamos junto a causa de vários problemas atuais, e muitas coisas como assalto e necessidade de "garantir o seu" passa a ser coisa do passado!
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Gostei desse texto pq já no início da década ele previa q no futuro o Brasil lideraria os avanços ambientais e sociais no mundo, e ao mesmo tempo dá uma boa revisão das funções da ONU, de eventos feitos por ela na tentativa de mover os governos no sentido da sustentabilidade, e dá uma rápida explanação do q os governos estaduais estavam fazendo.
O texto é uma matéria da revista Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo (http://www2 NULL.fpa NULL.org NULL.br/conteudo/sociedade-por-um-brasil-sustentavel).
Por um Brasil sustentável
O país pode e deve ser o articulador de um processo de superação do fracasso da Cúpula de Joanesburgo (Rio+10) e promotor de um modelo de desenvolvimento que não seja excludente e nem predador de recursos naturais
por Claudio Langone, em dezembro de 2002
Desde o fim da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), o mundo sentiu a necessidade de uma instituição global que zelasse pela paz e pela segurança de toda a comunidade internacional. Com a 2ª Guerra (1939-1945) e todas as atrocidades cometidas no período, e com a ampliação de tensões em várias regiões do planeta, esse sentimento se tornou ainda mais forte.
Pensada como sucessora da Liga das Nações, a ONU foi oficialmente lançada em junho de 1945, já com representantes de cinqüenta países. Seus objetivos oficiais são salvaguardar a paz mundial, proteger os direitos humanos, fomentar direitos iguais a todos os povos e melhorar os padrões de vida no mundo.
Apesar do caráter pacifista e conciliador, a ONU tem como pilar central o Conselho de Segurança, formado por dez membros não-permanentes e cinco representantes fixos com direito de veto – China, França, Grã-Bretanha, Rússia e Estados Unidos. Além disso, existe determinação para que cada membro do Conselho disponha de Forças Armadas para promover “missões de paz” ou para eventualmente agir contra um “agressor”. A ONU acabou sendo alvo de críticas, como por exemplo pelo fato de a mesma se declarar baseada no princípio da igualdade soberana de todos os seus membros e, na verdade, ser dirigida por um grupo que dispõe do abusivo direito de veto no Conselho de Segurança, possuindo, desta forma, a capacidade de decidir pela paz ou pela guerra no mundo.
Ao longo da história, a entidade acabou direcionando suas ações para várias áreas, criando e/ou coordenando uma série de organismos especializados, como a FAO, a Unesco, a OMS, a OMC, o Unicef, e o Pnuma.
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informationMais um exemplo do esforço da "sociedade civil" em se ver livre de organizações e autoridades políticas e econômicas, pra q a Humanidade Terrestre, em Unidade, tome responsabilidade direta por seus atos e defina seu próprio rumo.
Pra alcançar a Consciência Planetária, é essencial ter Fraternidade e PAZ. E pra q eles sejam conseguidos, um dos passos essenciais é a queda das fronteiras e toda a Humanidade se reconhecer sob esses conceitos de cidadania planetária, comunidade planetária, etc.
Só qd cada indivíduo da Hunamidade assumir o controle e a responsabilidade sobre suas Ações invididuais e coletivas, a Humanidade Terrestre vai tar pronta pra se tornar Interplanetária e poder encontrar Fraternidades de outras partes do Cosmos.
1º FÓRUM ESPIRITUAL MUNDIAL
Valorizando a diversidade para a construção de uma solidaridade planetária
6 a 10 de dezembro de 2006 – Brasília, Brasil
O evento culminou com a elaboração da seguinte carta, como uma contribuição para a construção de um mundo melhor, que se coloca a disposição dos povos do mundo:
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research
Voltando ao tema da ecopedagogia, e de quebra um texto com estilo um pouco mais "acadêmico" .
O texto é longo mas a qualidade compensa o esforço. Ele ao mesmo tempo tem um estilo "acadêmico" e é de simples leitura. Faz uma geral na situação sócio-econômica e política da Humanidade, com relação à globalização, e sugere a Consciência Planetária como solução pra esses problemas e pra criação duma civilização Una e sustentável, apresentando a ecopedagogia como proposta pra educar a sociedade rumo a essa transformação.
Ao terminar o texto, sugiro aprofundar o entendimento sobre o sentido do termo Consciência Planetária lendo um outrotexto Confusão com o termo Consciência Planetária.
A Ecopedagogia como pedagogia apropriada ao processo da Carta da Terra
de Moacir Gadotti (http://www NULL.ufmt NULL.br/revista/arquivo/rev21/moacir_gadotti NULL.htm), data do texto desconhecida
RESUMO: O conceito de Ecopedagogia está relacionado com a sustentabilidade, para além da economia e da ecologia. A ecopedagogia inclui abordagens da planetaridade, educação para o futuro, cidadania planetária, virtualidade e a Pedagogia da Terra. A meta deste enfoque é discutir os paradigmas da Terra como uma comunidade global. Os princípios da Ecopedagogia são mais amplos do que a educação ambiental, desde que seu debate inclui processos de "co-educação", no marco da cultura de sustentabilidade, dentro e fora das escolas. A sustentabilidade educativa está além das nossas relações com o ambiente – ela se insere desde o quotidiano da vida, o profundo valor da nossa existência e nossos projetos de vida no Planeta Terra. Neste sentido, a Ecopedagogia, ou Pedagogia da Terra, é algo mais apropriado para a construção coletiva da Carta da Terra.
Palavras chaves: ecopedagogia, educação sustentável, pedagogia da Terra
ABSTRACT: The concept of "Ecopedagogy" is related to life sustainability, forward economy or ecology. The Ecopedagogy includes approaches of "planetaridade", education for the future, sustainability, planetary citizenship, virtuality or even Earth Pedagogy. The main aim of this study is to bring up Earth paradigm as a global community. The ecopedagogy concept is much larger than environmental education, since the central issue aims to debate the process of "co-education", within the culture of sustainability, inside and outside school’s projects. The sustainability education is much more than relationship with environment – it aims to debate, from quotidian life, the deep sense of our existence, our life project in the Planet Earth. In this scene, the Ecopedagogy, or Earth Pedagogy, is much more adequate to the collective process for building Earth Charter.
Keywords: Ecopedagogy, education for sustainability, Earth pedagogy
Três décadas de debates sobre "nosso futuro comum" deixaram algumas pegadas ecológicas, tanto no campo da economia, quanto no campo da ética, da política e da educação, que podem nos indicar um caminho diante dos desafios do Século XXI. A sustentabilidade tornou-se um tema gerador preponderante neste início de milênio para pensar não só o planeta, um tema portador de um projeto social global e capaz de reeducar nosso olhar e todos os nossos sentidos, capaz de reacender a esperança num futuro possível, com dignidade, para todos.
O cenário não é otimista: podemos destruir toda a vida no planeta neste milênio que se inicia. Uma ação conjunta global é necessária, um movimento como grande obra civilizatória de todos é indispensável para realizarmos essa outra globalização, essa planetarização, fundamentada em outros princípios éticos que não os baseados na exploração econômica, na dominação política e na exclusão social. O modo pelo qual vamos produzir nossa existência neste pequeno planeta, decidirá sobre a sua vida ou a sua morte, e a de todos os seus filhos e filhas. A Terra deixou de ser um fenômeno puramente geográfico para se tornar um fenômeno histórico.
Os paradigmas clássicos, fundados numa visão industrialista predatória, antropocêntrica e desenvolvimentista, estão se esgotando, não dando conta de explicar o momento presente e de responder às necessidades futuras. Necessitamos de um outro paradigma, fundado numa visão sustentável do planeta Terra. O globalismo é essencialmente insustentável. Ele atende primeiro às necessidades do capital e depois às necessidades humanas. E muitas das necessidades humanas a que ele atende, tornaram-se "humanas" apenas porque foram produzidas como tais para servirem ao capital.
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homepageEu adorei esse texto! Ele faz uma relação entre a globalização político-econômica e a evolução humana rumo à Consciência Planetária.
Ele ainda demonstra com argumentos q esses 2 processos caminham juntos sendo levados pela Expansão de Consciência e pela expansão do universo. Nós estamos hoje no ápice desse processo, de modo q tanto as pessoas ligadas à Consciência Planetária quanto as ligadas à globalização econômica estão no auge do seu desenvolvimento. Mas isso tb gera uma insatisfação e desconforto por parte das pessoas que valorizam os direitos humanos, pq ao mesmo que eles estão evoluídos e anseiam por PAZ e Consciência, se tornando mais sensíveis e com menos resistência a inconsciência e conflitos, as pessoas ligadas a poder e guerra tb estão mais poderosas e destruidoras do q nunca.
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Essa poesia é do Vicente Ambrósio!
SER E TER
Ser é o estado do verbo que induz a permanecer
Trata das coisas perfeitas
Ter é algo mais para o que é passageiro
Mais parecido com o verbo estar
Normalmente as pessoas têm uma casa, um carro, um dinheiro
Mas as pessoas costumam ser boas, generosas, amigas, fraternais
Esta significação já está na mente de todo mundo em todo o mundo
Ser e ter é uma dicotomia quase de opostos verdadeiros
Já vem sendo pensada há milênios
Pouco a pouco a humanidade vai entendendo
Que é preciso equilibrar o ser e o ter
Quando a balança pende para o ser
Há muitos ganhos, mas
Perde-se a benesse do saber fazer
Perde-se conforto e proteção
Perde-se um viver mais fácil
Então, para balancear, o Ser se volta ao ter
Quando a balança fica no ter
Há ganhos também, mas
Perde-se o valor do que é verdadeiramente valoroso
Perde-se o sentido para a vida
Perde-se o humanismo e o amor
Então o Ser se volta ao ser
O viver em um planeta ainda inconsciente
Implica na balança oscilar
É preciso oscilar para se aprender a não vacilar
Tal qual um diamante que vai sendo polido
Ou uma taça forjada no fogo do transformar
É preciso passar pela fase do ser e do ter
Mas depois vem a fase do ser com apoio do ter
Até chegar à fase do ser
Esse é o estado das coisas perfeitas
O Ser Humano que pende para o ser
Não deve jamais esquecer o ter como suporte
Equilibrar a balança
É possível, embora difícil, para o Ser mais para o ser
A vontade do Ser tem força
Força que pode moldar a matéria do ter
Há várias formas de se obter o ter
Recorra sempre ao Ser
Ser
Semente de elevação para o retorno
Ter
Tarefa de elevação para o retorno
No alfabeto o "s" vem antes do "t"
Na vida é igual
Mas as duas letras vêm juntas
Ser e ter
Eterna dicotomia
Constante busca do equilíbrio
Até que o t se curve
E se sobreponha ao s
Então o s e o t se tornam o infinito
E muito além do ser e do ter
Vem um outro estado de se viver
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Normalmente ao ler essa lenda temos a impressão (ou somos induzidos a tal) a imaginar q ela fala sobre perdão do PAE com o Filho q cometeu um erro. Pode ser visto dessa forma tb, mas vendo sob um ponto de vista mais focado e amplo, sabendo oq significa os símbolos de PAE e Filho, eu percebi algo interessante.
Pra facilitar a leitura, vou colocar o texto inteiro, tirado de Lucas 15.
Um certo homem tinha dois filhos; E o mais jovem deles disse ao pai: Pai, me dá a parte dos bens que me pertence. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma região longínqua, e ali dissipou os seus bens numa vida devassa.
E, tendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades.Foi então empregar-se com um dos homens daquela região, que o mandou pros seus campos pra cuidar dos porcos. Ele desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém o dava nada.E, caindo em si, disse: Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morrendo de fome! Vou embora, procurar meu pai e dizer a ele: Pai, pequei contra o Céu e perante ti, já não sou digno de ser chamado seu filho, me faça como um dos seus empregados. E, levantando-se, foi para seu pai.
Ele ainda estava longe,quando seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se ao pescoço cobrindo ele de beijos. O filho então disse: Pai, pequei contra o Céu e contra ti, já não sou digno de ser chamado seu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Tragam depressa a melhor roupa; e vistam ele, e ponham um anel no dedo, e sandálias nos pés. Tragam o bezerro cevado, e matem; comamos e festejemos, porque esse meu filho estava morto, e reviveu, estava perdido, e foi reencontrado. E começaram a festejar.
E o seu filho mais velho estava no campo. Quando voltava, já perto de casa, ouviu a música e as danças. Chamando um dos servos, perguntou o que era aquilo. E ele disse: É seu irmão que voltou e seu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu com saúde. Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, foi suplicar a ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Há tantos anos te sirvo, e jamais transgredi um só dos seus mandamentos, e nunca me deu um cabrito para festejar com os meus amigos. Contudo veio esse seu filho, que devorou os seus bens com as meretrizes, e pra ele você mata o bezerro cevado!
E o pai disse: Filho, você sempre está comigo, e tudo que é meu é seu; Mas era preciso que festejássemos e nos alegrássemos, porque esse seu irmão estava morto e reviveu; ele estava perdido e foi reencontrado!
Tem tb a lenda da ovelha desgarrada, tirada do evangelho de Lucas:
Qual de vocês, tendo cem ovelhas e perdendo uma, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai em busca da perdida até encontrar ela? E achando, a põe sobre os seus ombros, gostoso. E, chegando em casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo a eles: Alegrem-se comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida. Eu os digo que do mesmo modo haverá alegria no céu por um só pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.
A mesma história é encontrada no evangelho de Tomé:
Jesus disse: "O Reino é como um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a maior de todas, extraviou-se. Ele deixou as noventa e nove e foi procurá-la, até encontrá-la. Depois de ter passado por todo esse incômodo, ele disse à ovelha: ‘Eu me interesso por ti mais do que pelas noventa e nove’."
Vendo do ponto de vista do pai com filho “perdido na vida”, faz sentido a história, pq o instinto faz os familiares se manterem grudados (e naum Unidos) independente da situação. Mas será q Cristo usaria o instinto e uma instituição tão podre e decadente como a família pra explicar a dinâmica do PAE e Filho?
A história da ovelha então é mais estranha ainda. Naum devia o pastor gostar mais das 99 q ficam quietas e obedientes e naum dão trabalho pra ele? Sob o ponto de vista financeiro, ele até iria atrás da perdida pra naum ficar com o prejuízo, mas voltando à comparação com a família, oq mais tem é pais espancando filhos por serem desobedientes. Naum deveria então o pai “raiar” com o filho perdido por todo o trabalho e prejuízo q ele deu, ou o pastor prender a ovelha q se perde pra q ela naum dê mais trabalho, colocando ela na fila pra ser a próxima a ser morta pra ele comer?
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Sugestões da Cibele Coury (cicoury null@null yahoo NULL.com NULL.br)
Prezados irmãos, Dómine Sol!
Hoje é comemorado o dia internacional do meio ambiente
e gostaria de colocar aqui algumas palavrinhas sobre
consumo sustentável.
Atualmente lê-se em artigos sobre economia muito sobre
o "mercado", e o que mais é o "mercado" senão nós
consumidores?
E da mesma forma como nossa união Mental faz a força,
precisamos nos unir em comportamento praticando ações
ambientalmente sustentáveis.
Quero assim deixar aqui algumas dicas:
- Troquem as famigeradas sacolinhas plásticas de
supermercado pela antiga sacola de feira. Estatísticas
apontam que cada pessoa consome cerca de 60 sacolinhas
plásticas/mês. Vamos evitar este desperdício de
consumo de derivados do petróleo.
- Vamos substituir nos estabelecimentos nos quais
trabalhamos os copinhos plásticos por canecas e copos
de vidro. Menos derivado de petróleo também.
- Vamos evitar a compra de produtos com muitas
embalagens plásticas. Sabe aquela bolacha que vem no
pacotão com um monte de pacotinhos dentro? Pois é ...
pra que?
- Bandejas de isopor para frios e carnes tb podem ser
evitadas, pois apesar do isopor ser reciclado o
processo é caro e a maioria dos recicladores os
descarta nos aterros e lixões.
- Outra dica bacana é não ligarmos o ferro de passar
roupa para passar uma peça ou outra, ou mesmo vamos
evitar de passar peças desnecessárias como toalhas,
lençóis e etc....
- Vamos encaminhar o óleo de cozinha usado para postos
de coleta. Nunca descartem óleo usado na rede de
esgoto.
- Vamos plantar uma, 10, 100, 1000 árvores ao longo de
nossa vida. Além das plantas serem seres maravilhosos,
elas regulam a variação de temperatura nas
construções, portanto tenha áreas permeáveis e muitas
plantas em sua casa, escritório e etc...
Quero muito com essa mensagem despertar nos irmãos
ainda adormecidos para as ações ambientalmente
corretas, a reflexão. O planeta precisa de uma frada
no consumo de descartáveis, ou seja, de modismos, de
supérfluos e desnecessários.
Vamos construir a Consciência que Mentalmente temos em
nossas pequenas ações de consumo!
Reflitam sobre .... com muito carinho!
Conto com cada um de vocês....
com amor
Cibele
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Texto encontrado nos sites vagnernativeflutes.multiply.com (http://vagnernativeflutes NULL.multiply NULL.com/journal/item/19) e viveraprender.blogspot.com (http://viveraprender NULL.blogspot NULL.com/2007/06/carta-da-ecopedagogia-em-defesa-de-uma NULL.html)
A CARTA DA TERRA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO
Primeiro Encontro Internacional - São Paulo, 23 a 26 de agosto de 1999
Organização: Instituto Paulo Freire - Apoio: Conselho da Terra e UNESCO-Brasil
CARTA DA ECOPEDAGOGIA
Em defesa de uma pedagogia da Terra
(Minuta de discussão do Movimento pela Ecopedagogia)
1. Nossa Mãe Terra é um organismo vivo e em evolução. O que for feito a ela repercutirá em todos os seus filhos. Ela requer de nós uma consciência e uma cidadania planetárias, isto é, o reconhecimento de que somos parte da Terra e de que podemos perecer com a sua destruição ou podemos viver com ela em harmonia, participando do seu devir.
2. A mudança do paradigma economicista é condição necessária para estabelecer um desenvolvimento com justiça e eqüidade. Para ser sustentável, o desenvolvimento precisa ser economicamente factível, ecologicamente apropriado, socialmente justo, includente, culturalmente eqüitativo, respeitoso e sem discriminação. O bem-estar não pode ser só social; deve ser também sócio-cósmico.
3. A sustentabilidade econômica e a preservação do meio ambiente dependem também de uma consciência ecológica e esta da educação. A sustentatibilidade deve ser um princípio interdisciplinar reorientador da educação, do planejamento escolar, dos sistemas de ensino e dos projetos político-pedagógicos da escola. Os objetivos e conteúdos curriculares devem ser significativos para o(a) educando(a) e também para a saúde do planeta.
4. A ecopedagogia, fundada na consciência de que pertencemos a uma única comunidade da vida, desenvolve a solidariedade e a cidadania planetárias. A cidadania planetária supõe o reconhecimento e a prática da planetaridade, isto é, tratar o planeta como um ser vivo e inteligente. A planetaridade deve levar-nos a sentir e viver nossa cotidianidade em conexão com o universo e em relação harmônica consigo, com os outros seres do planeta e com a natureza, considerando seus elementos e dinâmica. Trata-se de uma opção de vida por uma relação saudável e equilibrada com o contexto, consigo mesmo, com os outros, com o ambiente mais próximo e com os demais ambientes.
5. A partir da problemática ambiental vivida cotidianamente pelas pessoas nos grupos e espaços de convivência e na busca humana da felicidade, processa-se a consciência ecológica e opera-se a mudança de mentalidade. A vida cotidiana é o lugar do sentido da pedagogia pois a condição humana passa inexoravelmente por ela. A ecopedagogia implica numa mudança radical de mentalidade em relação à qualidade de vida e ao meio ambiente, que está diretamente ligada ao tipo de convivência que mantemos com nós mesmos, com os outros e com a natureza.
6. A ecopedagogia não se dirige apenas aos educadores, mas a todos os cidadãos do planeta. Ela está ligada ao projeto utópico de mudança nas relações humanas, sociais e ambientais, promovendo a educação sustentável (ecoeducação) e ambiental com base no pensamento crítico e inovador, em seus modos formal, não formal e informal, tendo como propósito a formação de cidadãos com consciência local e planetária que valorizem a autodeterminação dos povos e a soberania das nações.
7. As exigências da sociedade planetária devem ser trabalhadas pedagogicamente a partir da vida cotidiana, da subjetividade, isto é, a partir das necessidades e interesses das pessoas. Educar para a cidadania planetária supõe o desenvolvimento de novas capacidades, tais como: sentir, intuir, vibrar emocionalmente; imaginar, inventar, criar e recriar; relacionar e inter-conectar-se, auto-organizar-se; informar-se, comunicar-se, expressar-se; localizar, processar e utilizar a imensa informação da aldeia global; buscar causas e prever conseqüências; criticar, avaliar, sistematizar e tomar decisões. Essas capacidades devem levar as pessoas a pensar e agir processualmente, em totalidade e transdisciplinarmente.
8. A ecopedagogia tem por finalidade reeducar o olhar das pessoas, isto é, desenvolver a atitude de observar e evitar a presença de agressões ao meio ambiente e aos viventes e o desperdício, a poluição sonora, visual, a poluição da água e do ar etc. para intervir no mundo no sentido de reeducar o habitante do planeta e reverter a cultura do descartável. Experiências cotidianas aparentemente insignificantes, como uma corrente de ar, um sopro de respiração, a água da manhã na face, fundamentam as relações consigo mesmo e com o mundo. A tomada de consciência dessa realidade é profundamente formadora. O meio ambiente forma tanto quanto ele é formado ou deformado. Precisamos de uma ecoformação para recuperarmos a consciência dessas experiências cotidianas. Na ânsia de dominar o mundo, elas correm o risco de desaparecer do nosso campo de consciência, se a relação que nos liga a ele for apenas uma relação de uso.
9. Uma educação para a cidadania planetária tem por finalidade a construção de uma cultura da sustentabilidade, isto é, uma biocultura, uma cultura da vida, da convivência harmônica entre os seres humanos e entre estes e a natureza. A cultura da sustentabilidade deve nos levar a saber selecionar o que é realmente sustentável em nossas vidas, em contato com a vida dos outros. Só assim seremos cúmplices nos processos de promoção da vida e caminharemos com sentido. Caminhar com sentido significa dar sentido ao que fazemos, compartilhar sentidos, impregnar de sentido as práticas da vida cotidiana e compreender o sem sentido de muitas outras práticas que aberta ou solapadamente tratam de impor-se e sobrepor-se a nossas vidas cotidianamente.
10. A ecopedagogia propõe uma nova forma de governabilidade diante da ingovernabilidade do gigantismo dos sistemas de ensino, propondo a descentralização e uma racionalidade baseadas na ação comunicativa, na gestão democrática, na autonomia, na participação, na ética e na diversidade cultural. Entendida dessa forma, a ecopedagogia se apresenta como uma nova pedagogia dos direitos que associa direitos humanos – econômicos, culturais, políticos e ambientais - e direitos planetários, impulsionando o resgate da cultura e da sabedoria popular. Ela desenvolve a capacidade de deslumbramento e de reverência diante da complexidade do mundo e a vinculação amorosa com a Terra.
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marketing
No ano passado o Fantástico fez uma série muito interessante falando sobre como acham q vai ser o mundo daki a algumas décadas, e numa das matérias o cara comprou os itens da cesta básica e depois foi tirando tudo q prejudicava a Natureza. Depois de citar uma lista de coisas q prejudicava e tirar os itens q tinham essas coisas, o carrinho ainda tava cheio, daí ele citou embalagens de plástico e o carrinho ficou vazio. Essa foi uma das poucas vezes q os meios de comunicação em massa falaram de forma séria sobre esse tema; Imagino q muitos ficaram pensando sobre isso, apesar de praticamente ninguém ter plasmado esses pensamentos em Ação.
Desde essa época eu fikei pensando sobre as embalagens, e indeed felizmente já tem muitas medidas pra tentar resolver isso, como as ditas sacolas degradáveis (apesar de ter sido visto q na verdade elas viram pó q polui ainda mais do q as sacolas tradicionais). Ontem eu tava pensando nisso e hoje chegou ao ponto de valer a pena escrever.
Em 1º lugar é preciso entender q as coisas são como elas são pela combinação dos interesses de kem cria produtos com os interesses de kem os consome. Kem cria produtos tem preocupação q seus produtos dêem lucro por exemplo, e naum começam a comercializar os produtos inqt naum conseguirem cumprir essa meta. Já o consumidor, tem interesses q barram ou estimulam a compra, como conseguir pagar o produto, ele ser o mais barato q o cara já conseguiu imaginar, ser melhor q o do vizinho, etc, principalmente os relacionados ao marcketing.
Alguns fatores "secundários" passam a ser majoritários qd entram na lista de interesse de um dos lados. Por exemplo, o governo criou o programa de classificação das geladeiras mostrando em lugares visíveis um rank de qta eletricidade elas consomem. Daí o consumidor percebe q tem diferença entre os modelos em relação a qt ele vai pagar de eletricidade e começa a rejeitar as q consomem mais. O vendedor, q tem interesse em vender e ter lucro, percebe a rejeição a geladeiras q consomem muito e cria geladeiras mais econômicas.
Outro exemplo é algumas regiões q valorizam carros grandes, potentes e q consomem muito combustível. Os fabricantes atendem as necessidades dos consumidores. Qd o combustível começa a encarecer e ao mesmo tempo há uma pressão moral pra reduzir o consumo, o consumidor fica forçado a mudar de hábito e o vendedor corre atrás.
Pra naum deixar a impressão q é o consumidor q manda, tem tb o exemplo da AMD q produzia seus K8 desenvolvidos pra gerar o máximo de desempenho por ciclo e consumir pouca energia, inqt a Intel e seu P4 eram adorados por seus altíssimos clocks e consumo de energia, retirada com air coolers gigantes e watercoolers. Até q o clock do P4 naum conseguiu mais aumentar por causa da fulga de eletrons e a Intel teve q mudar de rumo. Hoje os Core e os K10 disputam kem consegue consumir menos, e oq antes era desempenho/ciclo e depois a Intel transformou em clock-alto-independente-do-desempenho, agora é desempenho/Watt.
Do mesmo jeito tem muitas empresas q se juntam e deixam o consumidor sem opção q atenda seus interesses, e ele é obrigado a se submeter aos interesses dos fabricantes.
Mais voltando ao tema do texto, muitas vezes as pessoas axam q "as coisas são assim pq são assim, e naum tem como ser de outra forma". Elas pensam isso simplesmente por comodidade e conveniência, pq seus interesses estão sendo atendidos pelos produtos do jeito q são atualmente e elas naum sentem vontade de mudar. O mesmo acontece com as empresas, e qd alguém reclama de algo, logo vem os espírito-de-testa-de-ferro-de-porco dizer q uma mudança acarretaria em aumento de preço. Isso imediatamente cria uma defesa pro fabricante e bate de frente com os interesses do consumidor, e o caso é abafado.
Na Natureza nada é desperdiçado. O lixo existe, mais ele é transformado (e nessa transformação é incluído a violência e a alimentação). É diferente do nosso lixo, q tb é transformado, mas leva séculos ou milênios pra isso ser concluído.
Na Natureza nenhum animal precisa trabalhar pra gerar renda e depois comprar tudo q precisam dos produtores. É interessante como muitos gostam de criticar o modelo de caçador e caça da Natureza, ao mesmo tempo q, sem nenhum predador, consome como um porco e joga todo o lixo em cima da Natureza, de forma q nem os caçadores nem as caças conseguem usar. Na Natureza é tudo uma troca, ninguém é dono de nada, os recursos vão passando de mão em mão. E aliás o caçador, q come a caça, é sua melhor amiga.
De volta às embalagens, eu tava imaginando a quantidade de plástico e papel é usado em todo o processo de logística. O transporte desde o fabricante até o consumidor. O supermercado por exemplo compra várias caixinhas dentro duma caixa maior, daí a gente compra as caixinhas, coloca elas dentro das sacolas e trás pra casa. Além da embalagem pra guardar o produto, ainda tem as embalagens pra facilitar o transporte das embalagens! Pq naum criam embalagens q além de guardarem o produto sejam fáceis de carregar? Impossível? Difícil?
A solução pras sacolas é óbvio, a gente leva as nossas de casa e depois trás de volta pra casa, em vez de pegar novas no supermercado e depois jogar tudo fora. Se o objetivo das sacolas é só levar outras embalagens do supermercado pra casa, pq usar sacolas novinhas toda vez? Ah mais claro, elas ficam sujas, rasgam... É só os fabricantes pararem de fazer sacolas vagabundas e tão baratinhas q o supermercado dá de graça pra gente, e fazer sacolas mais resistentes e fáceis de limpar, q a gente compra e usa pro transporte. Mais aí tem a vergonha de ficar carregando sacolas pro supermercado...
A mesma coisa deve ser feita com as embalagens das caixinhas. Nossa necessidade é pelos produtos e naum por suas caixinhas. Os supermercados devem comprar os produtos direto em embalagens grandes, e depois a gente vai lá e pega a quantidade q quiser e coloca nas nossas embalagens. Compramos as embalagens separado, e levamos e trazemos pra casa. E ainda tem a vantagem de podermos usar as embalagens do tamanho ideal pra nossa necessidade, nem menor pra faltar nem maior pra desperdiçar. Só q dá trabalho ficar levando e trazendo né...
Uma coisa q as empresas reclamam muito é da solução pra descartar as embalagens. Em vez de jogarmos fora, devemos levar de volta pro exato lugar onde compramos elas, e o fabricante levar de volta pra reciclar e fabricar embalagens novas. As empresas reclamam q isso é impossível. Mais como q é impossível?, se elas conseguem levar os produtos da fábrica até o supermercado, conseguem levar de volta do supermercado pra fábrica uai! Aí elas reclamam q ia ficar caro, e junto o consumidor torce o nariz, pelo preço e por mais uma vez ter q ficar carregando embalagem vazia...
Só q esse modelo naum é nem impossível, nem surreal e muito menos caro. Já fazemos isso com o gás, onde compramos o butijão e toda vez q o gás acaba compramos só mais gás, pq o butijão, q é caro, é nosso, e trocamos o vazio pelo cheio. Aliás, mesmo o butijão sendo caro, as empresas de gás naum reclamam de trocar o butijão q temos em casa pelo q eles trazem. Ou seja, naum há uma transferência do gás do butijão deles pro nosso, até o butijão é trocado! E eu nunca vi as empresas reclamarem de ter q pagar os custos de manutenção de butijão usado nem fabricar butijão novo e trocar por usado... Simplesmente todo butijão funciona muito bem, e ninguém faz distinção se ele é usado, novo, sujo, limpo. Nós compramos butijão só 1 vez geralmente qd uma família forma uma casa nova, e nunca mais pagamos por outro butijão. As empresa podem reclamar, dizendo q esses custos do butijão são incluídos no preço do gás e toda vez q compramos gás pagamos tb os custos do butijão, mais a mesma coisa tb naum acontece qd compramos um produto e levamos sua embalagem embora?... Com a vantagem de, com a empresa gerenciando todo o processo do butijão, naum termos q comprar butijão novo toda vez q compramos gás, reduzindo custos de produção, e de quebra o butijão já tá sempre passando pela empresa, onde ela pode analizar se ele ainda é usável ou se chegou a hora de reciclar. Nem precisamos preocupar em ver qd a embalagem fica velha, e ficar carregando embalagem vazia pro supermercado. Será q é tão imposível assim usar esse modelo?
Em outros mercados tb esse modelo pode ser usado, como na compra de remédio onde pagamos pra farmácia trazer o remédio na nossa casa, e várias outras áreas q fornecem o serviço de entrega a domicílio. Qd a empresa vem trazer o produto novo, ela leva a embalagem vazia de volta. A gente compra a embalagem só 1 vez e a própria empresa cuida de manter a conservação da embalagem e fazer a reciclagem. Mesmo se esse modelo e o aumento da qualidade das embalagens fizesse o custo delas aumentar, compraríamos a embalagem só 1 vez e a redução na produção baratearia os custos.
Outra área q isso tb acontecia era com o refrigerante, a gente comprava a garrafa de vidro e sempre q íamos comprar mais refrigerante levávamos a garrafa vazia e trazíamos outra cheia. Foi a monopolista Coca Cola q acabou com isso e passou pra garrafas de plástico, maiores, e ninguém reclamou nem rejeitou... Só agora q ela resolveu voltar pro modelo antigo, pra combater a Dolly. Uma vez o dono da Dolly disse numa entrevista q ele naum podia usar garrafa de vidro pq a Coca Cola viria e compraria todas as garrafas do supermercado e ele teria q ficar sempre fabricando mais garrafas.
Uai, se o supermercado vende garrafas usadas pra Coca Cola, ele gera renda, pq aí ele naum pode comprar garrafas novas da Dolly? Se as novas custam mais q as usadas, é só ele parar de vender usadas pra comprar novas, ou aceitar vender usadas e comprar novas pelo mesmo preço. Na hora q começasse a doer no bolso dos donos de supermercado ou a Coca Cola começasse a gastar com armazenamento de garrafas, essa brincadeira ia acabar.
Do mesmo jeito q se formos no supermercado sem garrafa vazia comprar refrigerante vamos ter q pagar mais caro por causa da garrafa, se o supermercado naum tiver ou naum quiser trocar garrafas vazias por garrafas cheias com a Dolly, ele vai ter q pagar mais caro pelas garrafas extras. Se a Dolly aceita doar garrafas, novas, pro supermercado vender tudo pra Coca Cola isso é problema deles. Esse é um ótimo exemplo de como o interesse dos comerciantes e fabricantes faz a coisa desandar, e kem paga a conta é o consumidor, q paga alegre por naum ter mais q carregar garrafa vazia.
Como eu disse, as coisas naum são assim pq tem q ser assim. Elas funcionam assim pq alguém tem interesse q sejam assim, e a gente tb tem, ou naum faz nada pra mudar. A regra dominante é q o lixo seja levado pra longe dos olhos da população e os fabricantes se excluem da responsabilidade tanto de recolher o lixo como de reciclá-lo-lá, a naum ser q haja o interesse de aumento nos lucros com a redução nos gastos. A mesquinez, a ignorância e a conveniência turvam a visão, e passamos a ver, a Vivenciar as coisas da forma q é mais conveniente pra gente. E isso inclui qd aceitamos acreditar nas mentiras q contam pra gente.
Há algum tempo teve o caso de brinquedos com defeito, e inqt lá no norte o fabricante fez um ótimo processo de coleta e troca, no Brasil isso levava mais de mês e o fabricante reclamava q naum tinha como receber os brinquedos de volta e por isso os consumidores tinham q mandar pelo correio. Pq lá tem jeito e aki é impossível? E se trabalhamos feito escravos condenados pra ganhar uma mixaria de dinhero, e damos quase 50% dessa renda pro governo, sem reclamar, pq naum podemos, até se for necessário, pagar mais pra naum produzir tanto lixo? Qt custa o lixo? Qt custa naum poluir a Natureza? Será q a Martaxa Suplício sabe?
E naum venham com a hipocrisia q o lixo é um presente q damos pros nosso filhos e netos. Nós tb somos habitantes, hoje, da Terra, e nós tb dependemos, hoje, da Natureza. A Natureza naum é um monte de mato sujo e bicho perigoso q a gente deve combater e fugir. A Natureza é nossa Mãe, q nos dá a todo momento a Vida ternária e o sustento, sem termos q pagar nada por isso. Oq os agricultores fazem é aumentar a eficiência e a produtividade, pq kem gera o alimento é a Natureza, e ele seria gerado mesmo q os agricultores naum destruíssem a floresta pra plantar e criar os animais. A terra naum é deles, e eles naum podem invadir tomando posse e depois cobrar por ela, ou dizer q oq ela produz é deles e naum quererem dar pra ninguém.
Naum é a Natureza q nos abandonou e nos deixou sozinhos, com escassez de recursos, precisando nos degladiar pra conquistar o sustento. Somos nós q negamos e expulsamos a Natureza, e qt mais nos afastamos dela mais Vivenciamos a pobreza, a fome e a miséria.
E naum adianta essa conversa de cada um fazer a sua parte. Ações isoladas e egoístas (no bom sentido) só aumentam a separação entre as pessoas. A Ação deve ser Una, conjunta, feita por toda a Humanidade Unida, Consciente de si mesma e do Planeta onde vive.
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Manoel José Pereira Simão é Psicólogo (contato null@null inic NULL.com NULL.br), do site inic.com.br (http://www NULL.inic NULL.com NULL.br/artigo-pt NULL.asp?id=11), tem mestrado em neurociências e comportamento pelo NEC- USP, pós-graduação em psicologia e Saúde pela UNIMARCO, especialização em psicoterapia transpessoal , TRVPeres e terapia cognitiva-comportamental.
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA INDIVIDUALCOLETIVA PARA A SOBREVIVÊNCIA DA HUMANIDADE
O autor propõe a reflexão do tema a partir do pensamento de Ervin Laszlo sugerindo que o mundo passa atualmente por uma macrotransição. Macrotransição é uma mudança profunda, abrangente e irreversível que ocorre em todos níveis e sistemas. Para enfrentar esse maciço progresso tecnológico, não precisamos ter como foco principal os programas públicos ou corporativos nem os grandes esquemas económicos ou políticos. O fundamental é nos concentrarmos no fator critico de uma macrotransição: A Consciência Humana. Precisamos de uma mudança fundamental de valores - para assegurar que não deixemos passar esta oportunidade de salvar nosso planeta e a nós mesmos. Precisamos de uma nova maneira de pensar e de estarmos conscientes. O autor propõe a discussão dos dez princípios da ética planetária integrando os conceitos da transcisciplinaridade e da Transpessoal com a alfabetização ecológica de F. Capra.
"No passado, os povos e sociedades podiam levar várias gerações para criar a cultura que engrenasse com as mudanças que haviam produzido no modo e nas condições de vida; hoje, é durante nossos anos de vida que precisamos criar a cultura de que precisamos para sobreviver e prosperar no mundo em que estamos nos precipitando."
Como criar esta mudança é o que veremos nos trabalhos do Húngaro Ervin Laszlo[1], Fundador e Presidente do Club of Budapest.
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A TERRA ESTÁ DOENTE. O QUE EU TENHO A VER COM ISSO?
por Irene Carmo Pimenta (irenecarmopimenta null@null hotmail NULL.com)
"A Terra tem o suficiente para a necessidade de todos, mas não para a ganância de uns poucos" - Mahatma Ghandi
Dentre as inúmeras espécies que povoam a Terra, os seres humanos são, sem sombra de dúvida, uma espécie biológica bem sucedida. Desde a sua origem evoluiu e colonizou todas as regiões do planeta Terra. Formou estruturas sociais complexas, descobriu novas tecnologias, e em sua tendência expansionista – através da corrida espacial - pensa em colonizar outros planetas.
No entanto, a trajetória evolutiva do homem sobre o Planeta Terra tem sido altamente predatória. A utilização dos recursos naturais do planeta tem sido maior do que a sua capacidade regenerativa.
E em nome do progresso, ecossistemas inteiros foram e continuam sendo destruídos, colocando em risco a sobrevivência de muitas espécies e do próprio homem.
Por conta disso a crise ambiental está aí. Bem na nossa frente. Fazendo com que temas como ecossistemas, aquecimento global, reciclagem, sustentabilidade, passem a fazer parte das conversas cotidianas. Diferentemente do que acontecia há algumas décadas atrás, quando discussões sobre meio ambiente era conversa de alguns “hippies malucos” – ligados a contracultura, de subversivos, enfim... Conversa de gente “pouco séria”, pessoas que eram “contra o desenvolvimento econômico”.
Alguns dos leitores devem lembrar do presidente Bush-pai (não que Bush-filho seja diferente) fazendo discursos irados contra os ambientalistas.
Sem falar no Brasil dos anos setenta, onde poluição era sinônimo de progresso, e quem contra ela fosse, contra o regime seria. Muitos ambientalistas foram tratados como “terroristas”!
Mas o tempo deu razão a quem tinha. O aquecimento global está ai. A Terra está doente. Febril.
E o que antes era assunto pontual de alguns segmentos da sociedade, hoje, pela urgência do tema, tornou-se uma discussão mais ampla. E no âmago de cada questionamento, está a pergunta que não quer calar:
A crise ambiental é um reflexo do desequilíbrio interior do ser humano?
CRISE ECOLOGICA E RESPONSABILIDADE PESSOAL
“A crise ecológica – isto é, o principal problema de Gaia – não é a poluição, o lixo tóxico, a destruição da camada de ozônio ou qualquer coisa semelhante. O principal problema de Gaia é que não há um número bastante grande de seres humanos que tenha se desenvolvido até os níveis de consciência pós-convencional, mundicêntrico e global o que faria com que eles se voltassem naturalmente para a conservação deste planeta.” Ken Wilber in Psicologia Integral
Analisando a frase de Ken Wilber, não podemos deixar de considerar o fato que uma urgente reavaliação do nosso sistema de crenças se faz necessário. A relação do homem com a Terra é baseada em estágios primitivos do nosso desenvolvimento.
A necessidade de sobrevivência das sociedades primitivas talvez esteja ainda muito presente nas sombras do inconsciente coletivo. Crenças primitivas sobre competição e sobrevivência – mesmo maquiadas e vendidas como “modernas” pela literatura política e econômica – alimentam um ciclo de opressão, pobreza, guerras e depredação ambiental.
Na base da crise ecológica está uma crise de valores e de significados. Mas o ponto de mutação entre uma visão individualista e uma visão sistêmica é a mudança de estágio conscencial do homem. A nossa sobrevivência como espécie depende disso.
Talvez seja esse o maior desafio da nossa geração. Migrar do modelo “nós e eles” (que na maioria das vezes quer dizer “nós contra eles”), para um modelo mais inclusivo, que aceite e respeite a diversidade. Um “nós” que realmente inclua “todos nós”. Porque na verdade estamos todos no mesmo barco, e nenhum barco afunda pela metade.
Ainda citando Ken Wilber:
“Se analisarmos o desenvolvimento moral, por exemplo, constatamos que o bebê, ao nascer, ainda não se socializou com a ética e as convenções culturais; isso se chama estágio pré-convencional, ou egocêntrico, porque a percepção do bebê é amplamente auto-absorvida. Mas a medida que ele começa a aprender as regras e normas da nossa cultura, passa ao estágio convencional de padrões, também conhecido como etnocêntrico, porque está centrado no grupo, tribo, clã ou nação específicos da criança, e portanto costuma excluir aqueles que não pertencem ao grupo.
Contudo, na próxima etapa importante do desenvolvimento moral, a etapa pós-convencional, a identidade do individuo se expande novamente, dessa vez para incluir o cuidado e a preocupação com todas as pessoas, seja qual for a raça, a cor, o sexo ou o credo e, por isso, essa etapa também recebe o nome de globocêntrica.
Assim, o desenvolvimento moral costuma passar do “eu” (egocêntrico) ao “nós” (etnocêntrico) até “todos nós” (globocêntrico) – um bom exemplo do desenvolvimento dos estágios de consciência". KEN WILBER in Espiritualidade Integral – Editora Aleph
SUSTENTABILIDADE EMOCIONAL
Em relação à crise ambiental, a realidade na qual estamos mergulhados não foi criada por nenhuma divindade, não faz parte de nenhuma “profecia apocalíptica” como querem crer ingenuamente alguns. Ela é o resultado das nossas escolhas individuais, baseadas em um sistema de crenças e de valores que não se sustenta mais.
A cultura ocidental na qual estamos imersos, é uma cultura narcísica que tem dificuldades em perceber o “outro”. Principalmente pelo fato de que “perceber o outro” suscita em RESPONSABILIDADE. E responsabilidade ou “a capacidade de dar resposta” está intrinsecamente ligada ao “RESPEITO” (do latim respicere - que significa olhar para).
Falta responsabilidade nas nossas relações com o meio ambiente e com os nossos semelhantes. E onde falta responsabilidade, falta ética.
Quando se fala da necessidade de um modelo econômico sustentável, não se pode deixar de salientar que a relação destrutiva do homem com a natureza é um reflexo da relação do homem consigo mesmo e com seus semelhantes.
Para que ocorra uma mudança coletiva consistente faz-se necessária uma verdadeira revolução interior dentro de cada um de nós.
É ilusório crer que esse processo vá acontecer apenas baseado em diretrizes externas (governos, ong´s ou o vizinho do lado) ou através de uma militância ambientalista romântica, que desconsidera a cruel realidade social dos paises pobres.
A construção de um modelo sócio-econômico sustentável, passa pela “ecologia interior”. Pela construção de valores internos sustentáveis.
Como dizia Confúcio há milênios atrás: “Para mudar o mundo, muda primeiro a ti mesmo”.
E para mudar é necessário conhecer. O famoso “Conhece-te a ti mesmo!” Melhor seria afirmar: “Conhece-te a ti mesmo para curar a Mãe Terra, que padece pelos desmandos interiores dos seus filhos!”
A busca pelo autoconhecimento, um mergulho na profundidade de quem somos, pode trazer a tona a percepção de que o caminho para a nossa felicidade não passa necessariamente pelo cartão de credito, como o Deus Mercado quer nos fazer acreditar.
No processo de autoconhecimento podemos ser surpreendidos pela aquisição de uma nova consciência, ao redescobrir valores que transcendem a esse materialismo imediatista e consumista que na verdade “nos consome”.
Como bem colocou Hazel Henderson – uma economista moderna com idéias revolucionárias (nada agradáveis ao mercado, é claro!):
“É a consciência de que muitas das coisas boas, que tornam as pessoas felizes e melhores, não são bens que possam ser comprados e vendidos: são valores, atitudes, sensibilidades e emoções que não têm preço, mas que valem muito. E são “coisas” que não acabam conforme as “consumimos”: pelo contrário, surgem e se multiplicam na medida em que as percebemos e praticamos".
Gaia, o nosso planeta Terra, acolhe, nutre e sustenta múltiplas espécies. Nós seres humanos somos uma delas.
Em um dos seus textos Leonardo Boff nos relembra que a palavra “humano” tem a origem filológica na palavra “húmus” – que significa terra boa e fértil.
Sejamos então cada um de nós, a terra boa e fértil onde a semente de uma nova consciência planetária possa germinar e frutificar.
*Este texto é o resumo da palestra proferida pela Prof. Irene Carmo Pimenta (irenecarmopimenta null@null hotmail NULL.com) no II Encontro de Psicologia Transpessoal na cidade de Campinas - São Paulo, em Outubro de 2007.
**Dedico esse texto a todos aqueles que mesmo anonimamente, trabalham pela construção de uma nova consciência planetária. Que ética, responsabilidade, justiça social, amor, paz e fraternidade não sejam apenas sonhos utópicos de alguns, mas a realidade de muitos, quiçá de todos.
Leia mais textos da autora em www.somostodosum.com.br/irenecarmopimenta (http://www NULL.somostodosum NULL.com NULL.br/irenecarmopimenta) e http://www.oficinadeconsciencia.com.br/artigos.htm (http://www NULL.oficinadeconsciencia NULL.com NULL.br/artigos NULL.htm)
participate
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Claudemiro Godoy do Nascimento (claugnas null@null terra NULL.com NULL.br), filósofo e teólogo, mestre em Educação pela Unicamp, é professor da Universidade Estadual de Goiás.
Matéria (http://www NULL.salesianos NULL.com NULL.br/Subsidios_Poup NULL.asp?idsub=172) de 31/10/2006, extraída da ADITAL Agência de Informação Frei Tito para a América Latina: www.adital.org.br (http://www NULL.adital NULL.com NULL.br/site/index NULL.asp?lang=PT)
A educação pode contribuir para a construção de desenvolvimento com justiça social, centrado nas necessidades humanas e sem agressão ao meio ambiente. Daí a necessidade de uma "ecopedagogia" que nos ensina a viver de forma sustentável
A consciência ecológica levanta-nos um problema profundo e de uma vastidão extraordinária. Temos que defrontar com o problema da vida – bios – no planeta terra, o problema dessa sociedade pós-moderna – neoliberal ainda – e com o problema do destino do ser humano. Isto nos obriga a pensar a questão da própria orientação da chamada civilização ocidental. Nesta primeira década do século 21 somos chamados e chamadas a compreender que revolucionar, desenvolver, inventar, sobreviver, viver e morrer, encontra-se inseparavelmente ligado como já afirma Edgar Morin.Da minha aldeia vejo que a terra pode ver o Universo. Por isso, a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer. Segundo o poeta Fernando Pessoa nós, seres humanos, somos do tamanho daquilo que vemos e não do tamanho da nossa altura.
Neste sentido, gostaria de apresentar algumas reflexões que são resultados de debates organizados pelo Instituto Paulo Freire (IPF) sobre os novos paradigmas da educação. O objetivo é compreender melhor o papel da educação na construção de um desenvolvimento com justiça social, centrado nas necessidades humanas e que não agrida o meio ambiente, daí a necessidade de uma "ecopedagogia" que nos ensina a viver de forma sustentável. O educador Francisco Gutiérrez, diretor do IPF da Costa Rica, foi o primeiro a criar a concepção de ecopedagogia em 1992 por ocasião da ECO92 realizada na cidade do Rio de Janeiro.
Para se entender o que seja ecopedagogia, precisamos compreender o que vem a ser pedagogia e o vem a ser sustentabilidade. Francisco Gutiérrez e Daniel Prieto definem pedagogia como o trabalho de promoção da aprendizagem através dos recursos necessários ao processo educativo no cotidiano das pessoas. O cotidiano e a história fundem-se num todo. A cidadania ambiental local torna-se cidadania planetária.
Para ambos os autores, parece impossível construir um desenvolvimento sustentável sem uma educação para o desenvolvimento sustentável. Esse desenvolvimento sustentável requer quatro condições básicas para se efetivar no cotidiano das pessoas, a saber:
- que seja economicamente factível;
- que seja economicamente apropriado;
- que seja socialmente justo;
- e que seja culturalmente eqüitativo, respeitoso e sem discriminação de gênero.
O desenvolvimento sustentável, mais do que um conceito científico, é uma idéia-força e mobilizadora neste século 21 que se avança. As pessoas e a sociedade civil, em parceria com o Estado, precisam dar sua parcela de contribuição para criar cidades e campos saudáveis, sustentáveis, com qualidade de vida. Nesta perspectiva, conclui-se que não pode haver desenvolvimento sustentável sem uma sociedade sustentável, cujas características são:
- Promoção da vida para desenvolver o sentido da existência. Deve-se partir de uma cosmovisão que vê a terra como único organismo vivo. Na tradição indígena maia, ao invés de agredir a terra para conquistá-la, antes do arado para o cultivo, faz-se uma cerimônia religiosa na qual pedem perdão à Mãe Terra por ter que agredi-la com o arado para dela tirar o seu sustento.
- Equilíbrio dinâmico para desenvolver a sensibilidade social. Francisco Gutiérrez entende a necessidade do desenvolvimento em preservar os ecossistemas.
- Congruência harmônica que desenvolve a ternura e o estranhamento, ou seja significa sentir-se como mais um ser – embora privilegiado – do planeta, convivendo com outros seres animados e inanimados.
- Ética integral entendida como conjunto de valores – consciência ecológica – que dá sentido ao equilíbrio dinâmico e à congruência harmônica e capacidade de auto-realização.
- Racionalidade intuitiva que desenvolva a capacidade de atuar como um ser humano integral. A racionalidade técnica que fundamenta o desenvolvimento desequilibrado e irracional da economia clássica precisa ser substituída por uma racionalidade emancipadora, intuitiva, que conhece os limites da lógica e não ignora a afetividade, a vida, a subjetividade. O paradigma da racionalidade técnica, concebendo o mundo como um universo ordenado e perfeito, admitindo que é preciso apenas conhece-lo e não transforma-lo acaba por naturalizar também as desigualdades sociais.
- Consciência planetária que desenvolve a solidariedade planetária. Reconhecermos que somos parte da Terra e que podemos viver com ela em harmonia – participando do seu devir – ou podemos perecer com a sua destruição.
A palavra ecologia foi criada em 1866 pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, como um ramo da biologia, para designar o estudo das relações existentes entre todos os sistemas vivos e não-vivos entre si e com seu meio ambiente. São quatro as grandes vertentes da ecologia, a saber:
- A ecologia ambiental – que se preocupa com o meio ambiente;
- A ecologia social – que insere o ser humano e a sociedade dentro da natureza e propugna por um desenvolvimento sustentável;
- A ecologia mental – que estuda o tipo de mentalidade que vigora hoje e que remonta a vida psíquica humana consciente e inconsciente, pessoal e arquetípica;
- A ecologia integral – que parte de uma nova visão da terra surgida desde os anos 60 do século 20 quando pôde ser vista de fora.
A ecopedagogia pode ser vista tanto como um movimento pedagógico e também como uma abordagem curricular. A ecopedagogia como movimento pedagógico pode ser entendido como um movimento social e político a partir da ecologia, pois surge no interior da sociedade civil e nas organizações populares por meio de educadores/as e de ecologistas, trabalhadores/as e empresários/as que se preocupam com o meio ambiente. Nestes tempos recentes, as ONGs é que estão se movimentando na busca por uma pedagogia do desenvolvimento sustentável, pois entendem que sem uma ação pedagógica efetiva, de nada adiantará os grandes projetos de despoluição da natureza e de preservação do meio ambiente.
A ecopedagogia como abordagem curricular implica numa reorientação dos currículos escolares para que incorporem certos princípios defendidos pelo movimento pedagógico. Os conteúdos curriculares têm que ser significativos para o aluno/a e somente será significativo para ele se tais conteúdos forem significativos para a saúde do planeta. Neste sentido, a ecopedagogia também serve para influenciar a estrutura e o funcionamento dos sistemas de ensino. Ela propõe uma nova forma de governabilidade diante da ingovernabilidade do gigantismo dos atuais sistemas de ensino.
Defende-se a idéia de que a ecopedagogia é uma pedagogia de educação multicultural. Porque ela não se dirige apenas aos educadores/as, mas aos habitantes da terra. Hoje, as crianças escolarizadas é que levam para os adultos em casa a preocupação com o meio ambiente. Assim, pode-se afirmar que a ecopedagogia está ligada a um projeto de desenvolvimento sustentável onde se pretende mudar as relações humanas, sociais e ambientais que existem hoje. É uma nova pedagogia dos direitos que associa os direitos humanos aos direitos da Terra.
Para se entender este movimento pedagógico é preciso relembrar momentos deste debate onde se pretende passar das questões de educação ambiental à ecopedagogia. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, de 03 a 14 de junho de 1992, foi um evento paralelo ao Fórum Global 92. Neste fórum foi aprovada a Declaração do Rio, também chamada de Carta da Terra. Esta Carta constitui-se numa Declaração de Princípios globais para orientar a questão do meio ambiente e do desenvolvimento. Este evento ficou conhecido como ECO92.
A Rio+5 foi um novo fórum de organizações governamentais e não-governamentais realizado em março de 1997. Nessa conferência se discutiu muito a educação ambiental e se percebeu a importância de uma pedagogia do desenvolvimento sustentável ou de uma ecopedagogia. A ecopedagogia precisa trilhar ainda um longo caminho, não somente de debates acadêmicos, teóricos, mas precisa ser experimentado na prática.
Nosso futuro comum depende de nossa capacidade de entender hoje a situação dramática na qual se encontra o Planeta Terra devido a deteriorização do meio ambiente. Isto requer a formação de uma nova consciência planetária. Como diz Gutiérrez, existem duas pedagogias opostas, que são: a pedagogia da proclamação que não dá ênfase aos interlocutores enquanto protagonistas do processo. Por outro lado, a pedagogia da demanda, porque parte dos protagonistas e busca em primeira instância a satisfação das necessidades não-satisfeitas desencadeando um processo imprevisível, gestor de iniciativas, propostas e soluções. Os valores que devem sustentar a ecopedagogia são: sacralidade, diversidade e interdependência com a vida; preocupação comum da humanidade de viver com todos os seres do planeta; respeito aos direitos humanos; desenvolvimento sustentável; justiça, eqüidade e comunidade; prevenção dos danos causados. Neste sentido, todo homem e toda mulher é um educador e educadora, pois todos são protagonistas em cuidar do planeta Terra.
Portanto, qualquer pedagogia pensada fora da globalização e do movimento ecológico tem hoje sérios problemas de contextualização. O Estado pode e deve fazer muito mais para a educação ambiental. Todavia, sem a participação da sociedade civil e de uma formação comunitária para a cidadania ambiental, a ação do Estado será limitada. A ecopedagogia não quer oferecer apenas uma nova visão da realidade social do ecossistema, mas dar um novo sentido reeducativo no olhar e na leitura dessa realidade.
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